Sem categoria

PERNAMBUCO. HUB LOGÍSTICO DO NORDESTE.

Ao longo dos últimos 20 anos o Estado de Pernambuco tem se consolidado como hub logístico para toda a região Nordeste.

Em um raio de 800 Km atinge-se as 9 capitais e 90 % do PIB regional. Por esse motivo, cada vez mais empresas do eixo sul-sudeste, tem instalado filiais em Pernambuco para a distribuição de seus produtos, ficando mais próximas de seus clientes finais, aumentando o giro de estoque e reduzindo a necessidade de fechamento de pedidos com um volume mínimo elevado (Ex: carreta fechada), com um maior fracionamento de entregas.

Além disso, o governo de Pernambuco oferece incentivos fiscais de ICMS para empresas distribuidoras. A abertura de filial em solo Pernambucano, favorece a transferência entre a matriz e sua filial Pernambucana, com créditos de ICMS na entrada e saída da mercadoria, além de também contemplar incentivos fiscais de importação.

Outro fator preponderante que tem atraído cada vez mais empresas para Pernambuco, é a consolidação do porto de Suape e seu distrito logístico e industrial, como polo concentrador de cargas de importação e cabotagem.

As importações realizadas pelo Porto de Suape bateram mais uma vez o recorde de volume em dólares e em arrecadação. Em agosto desse ano, atingiram 900,6 milhões de dólares, número 27% maior que no mês anterior (que já havia sido um recorde, com US$ 706 milhões),é mais do que o dobro verificado em agosto de 2019, antes da pandemia, quando foram registradas US$ 380 milhões em importações. Os dados são da Superintendência Regional da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, que compreende os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O destaque nacional e o bom desempenho do porto pernambucano tem despertado o interesse do mercado de logística brasileiro que busca a redução de custos operacionais e a maior competitividade para o transporte de cargas. Dessa forma, houve um crescimento exponencial de entrada de mercadoria, via cabotagem, em Suape.

Os custos vantajosos da cabotagem para o transporte a distâncias maiores que 1.800 km têm atraído a atenção dos executivos de logística nacional, sempre atentos a controlar gastos. Estima-se uma redução de custo médio de transporte acima de 20%, de cargas que vem do sul/sudeste para o Nordeste através do porto de Suape.

Ao longo dos últimos 3 anos, O Grupo Brasmundi tem crescido e se consolidado como um parceiro logístico para empresas que procuram ter uma filial avançada em Pernambuco. A empresa conta com 3 Centrais de Distribuição estrategicamente localizadas próximas ao porto de Suape, com fácil acesso as principais rodovias. A capacidade instalada atual é de 32.000 m² e 38 mil posições-pallet.

Além da Logisitica, a estrutura da Brasmundi conta com salas administrativas para a abertura e funcionamento das filiais, além de salas para reuniões e auditórios. A equipe fiscal está preparada para fornecer toda a assessoria burocrática na constituição da filial das empresas.

 

Julio Souza

Sócio-Diretor da Brasmundi Comércio Exterior e Logistica

Presidente da APETECI – Associação Pernambucana de Tradings e Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras.

HUB LOGÍSTICO DO NORDESTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *